Ludus Schola - em latim - Escola Lúdica, é uma Cooperativa de Ensino (de matriz educativa mística e esotérica ocultista) - regida e mantida pela Espiritualidade Mística e Esotérica de Motosofia (E.M.E.M), sem fins lucrativos - com metodologia própria, sustentada e declinada nas sete Artes Liberais: Trivium e Quadrivium; que visa produzir conhecimento e difundir o saber para todas as pessoas; desmantelando o sombrio véu da ignorância, para o despertar de uma nova Era e Esperança sobre a Humanidade.
BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA - Demócrito e Leucipo (460-370 a.C.)

 Considerava que realidade era composta por átomos. São indivisíveis pelo seu tamanho e por não possuírem qualidades. Estas são propriedades dos agregados ou das coisas.


Foi o criador da palavra átomo, do grego: a (alfa)não e tomos – divisão, divisível. Tomos existe tal qual em português com o significado de divisão, quando dizemos: “esta obra se apresenta e, três tomos”, isto é, em três divisões. Segundo Demócrito e Leucipo (ambos são responsáveis pela teoria), em todo o universo só existem átomo e vácuo. A própria alma era constituída de átomos, assim como todas as coisas. A tarefa do filósofo era abstrair de todas as aparências do mundo e saber descer até à verdade que era o movimento infinito de átomos formando todas as coisas. Todas as qualidades das coisas: cor, cheiro, peso, som, beleza, vida etc., nada mais são do que movimento e mofos de ser diferentes dos agregados de átomos que formam a respectiva coisa.

Demócrito, natural do norte da Grécia, de Abdera, segundo Zeller, foi o mais importante dos filósofos pré-socráticos, mas não era assim considerado pelos seus contemporâneos. Quando o sofista Protágoras, seu contemporâneo, visitou Atenas, foi recebido apoteoticamente. A respeito de sua entrada em Atenas comenta: “Fui para Atenas e ninguém me conheceu”. Platão não se refere a ele uma única vez, mas Aristóteles o faz várias e elogiosamente. Sua teoria atomística, dentre as antigas, é a que mais se aproxima da Ciência Moderna, com a diferença de que, nele, era uma especulação filosófica, ao passo que, hoje, é uma comprovação científica. 




Em Demócrito, o átomo era uma suposição inacessível; hoje é uma realidade palpável. Demócrito, como todos os filósofos, empenhou-se em fazer uma teoria coerente para compreender e dar um significado geral e válido para o mundo.

 

“Definimos o que é doce, amargo ou as cores, mas a composição destas definições está nos átomos. ”

 

“O homem só é infeliz quando é injusto. ”

 

“O bem não significa simplesmente não fazer o mal, mas antes não desejar fazer o mal. ”

 

“O homem é um microcosmo. ”"

 

 TELES, Antônio Xavier. Introdução ao estudo da filosofia. 10.ª ed. Totalmente revista. São Paulo, Ática, 1974.

 

Atenção: Não confundir ‘contemporâneo” com Idade Contemporânea. Quando isso acontece, refere-se a mesma época, ou conviveu no mesmo período.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário