Ludus Schola - em latim - Escola Lúdica, é uma Cooperativa de Ensino (de matriz educativa mística e esotérica ocultista) - regida e mantida pela Espiritualidade Mística e Esotérica de Motosofia (E.M.E.M), sem fins lucrativos - com metodologia própria, sustentada e declinada nas sete Artes Liberais: Trivium e Quadrivium; que visa produzir conhecimento e difundir o saber para todas as pessoas; desmantelando o sombrio véu da ignorância, para o despertar de uma nova Era e Esperança sobre a Humanidade.
BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE

HISTÓRIA - Império Angevino ou dos Plantageneta

 

Este conglomerado de entidades territoriais fez parte dos domínios feudais da casa inglesa dos Plantagenet desde meados do século XII até o início do século XIII.

A área do seu domínio abrangia a Inglaterra, algumas partes do País de Gales e da Irlanda e uma área aproximada de metade da França.

O Império começou com Henrique Plantagenet, que sucedeu ao seu pai Geoffrey Conde de Anjou em 1151. De sua mãe Matilde, rainha da Inglaterra desde 1135, obteve esse país e a Normandia, que lhe foi dada em 1150.


IMAGEM 01 - Império Angevino ou dos Plantageneta


Henrique Plantagenet casou-se em 1152 com Leonor da Aquitânia, a mais rica herdeira da Europa e que tinha sido casada com Filipe II da França.

A sede dos Plantagenet esteve em Angers e Chinon, apesar do seu título de maior patente ser o da Inglaterra.

Este enorme poder confrontou-os com a casa real francesa dos Capeto, que deviam ser vassalados sob as suas posses continentais.

O Império foi enfraquecido pela luta dos filhos de Henrique II contra ele, instigados pela sua mãe Leonor, irritada por saber notícias da amante do seu marido.

O expoente mais famoso desta dinastia foi Ricardo Coração de León, rei de 1189 a 1199, terceiro filho de Henrique II, que teve uma importante participação na Terceira Cruzada e que só pisou duas vezes na Inglaterra.

Filipe II da França, rei entre 1180 e 1223 foi um monarca preocupado com o fortalecimento do seu domínio, então todo o seu reinado foi um contínuo confronto com a nobreza para reforçar o poder real. Foi bem-sucedido no seu confronto contra os Plantagenet que confiscou em várias vezes os seus territórios e foi progressivamente dominando-o.

Na guerra anglo-francesa de 1213-1214, derrotou o rei João Plantageneta (1199-1216), que perdeu quase todos os seus bens continentais.

No final do reinado de Filipe II da França, as posses dos Plantagenet em França tinham sido reduzidas a Gasconha, no sudoeste da França, mas a partir daí foram lançadas as bases para a Guerra dos Cem Anos, que explodiria cerca de cem anos depois.

#imperio #historia #historiaonlina #historiaenem #history #imperioangevino #imperioplantageneta #guerradoscemanos #CemAnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário