Ludus Schola - em latim - Escola Lúdica, é uma Escola Cooperativa de Ensino (de matriz educativa mística e esotérica ocultista) - regida e mantida pela Espiritualidade Mística e Esotérica de Motosofia (E.M.E.M), sem fins lucrativos - com metodologia nativa, sustentada e declinada nas sete Artes Liberais: Trivium e Quadrivium; que visa produzir conhecimento e trazê-los à tona da verdade, para assim difundir o saber para todas as pessoas que dele necessitam. O objetivo de Ludus Schola é ensinar e transmitir o saber nos moldes da Educação Clássica, fazendo uma mescla entre o tradicional e tecnológico, mas sobretudo, concilia o místico com o espiritual, tendo como viés, ser como uma lanterna suspensa, iluminando a trilha para que o indivíduo, saiba escolher com sabedoria qual caminho pretende seguir.
BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE

HISTÓRIA - Império Parto

 

Você conhece a história do rival Império de Roma? Aqui conto um pouco sobre o Império Parta.

O Império Parta, também conhecido como Arsácida, foi fundado em meados do século III por Arsases I, chefe de algumas tribos nômades citas, que conquistou a satrapia da Pártia, no nordeste do Irã, que então pertencia ao Império Selêucida e estava em uma rebelião liderada por Andrágoras.


IMAGEM 01 – IMPÉRIO PARTO


Os problemas internos dos selêucidas favoreceram a consolidação do governo de Arsases. Menos de cem anos depois, um de seus descendentes, Mitrídates I, conquistou a Média e a Mesopotâmia dos selêucidas. No auge, este Império controlava as terras da Turquia até a atual fronteira do Irã. A sua posição geográfica, na rota da seda entre o Império Romano e a Dinastia Han da China, fez prosperar a atividade comercial.

Os partos adotaram a cultura, religião, arte e arquitetura dos povos que ocuparam, sendo as culturas persa e helênica as predominantes.

Os reis partas proclamaram-se "Rei dos reis" afirmando ser os herdeiros do extinto Império Persa. O Império foi dividido em numerosas satrapias e vassalos. Sua capital era Ctesiphon, ao sul de Bagdá.

Seus inimigos a princípio foram os selêucidas e os citas. À medida que se expandia, entrou em conflito com a Armênia e a expansão da República Romana.

A partir da segunda metade do século I a.C. os romanos e os partos eram inimigos ferrenhos. Em 53 a.C. Derrotaram as tropas de Crasso, em Carras e entre 39 e 40 a.C. eles dominaram todo o Levante.

As guerras partas entre Roma e a Pártia duraram de 53 a.C. até 217 DC com períodos de paz intermitente sem resultados conclusivos para os contendores.

A grande fraqueza dos partos eram suas frequentes guerras civis e a luta interminável contra Roma. Neste contexto, Ardacher I, rei de Parsa e vassalo dos partos, rebelou-se e derrotou Artabano IV da Pártia na batalha de Hornizdagán em 224, que morreu em combate. Ardacher apreendeu todo o território parta e pôs fim aos seus 400 anos de existência. Nascia o Império Sassânida, considerado o herdeiro dos persas e o novo e formidável rival de Roma.


#imperioparto
#imperioromano #roma #inimigoderoma #historia #historiaonline #educação #educacaoonline #ludusschola


Nenhum comentário:

Postar um comentário